Qual é o significado do argumento a fortiori?

A fortiori é o início de uma expressão latina — a fortiori ratione — que significa “por causa de uma razão mais forte”, ou seja, “com muito mais razão”. Indica que uma conclusão deverá ser necessariamente aceita, já que ela é logicamente muito mais verdadeira que outra que já o foi anteriormente.

Como a demonstração pode estar a serviço da argumentação?

Deste modo, a demonstração opera-se por premissas consideradas evidentes e que, por isso, não precisam ser comprovadas, enquanto a argumentação recorre às teses cuja aceitação dependerá da capacidade de persuasão do argumentador. Ou seja, a demonstração poderá ser utilizada a serviço da argumentação.

O que é um argumento Apagógico?

O argumento apagógico, também denominado de redução ao absurdo, supõe que o legislador é sensato e que jamais teria admitido uma interpretação da lei que conduzisse a situações ilógicas ou de iniqüidade. Preocupa-se com as conseqüências de uma decisão judicial, no sentido de ela ser justa ou injusta.

Como elaborar um argumento de oposição?

Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-o como uma possibilidade de conclusão, para depois apresentar, como argumento decisivo, a perspectiva contrária. Apoiada no uso dos conectores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratégia permite…

O que é um argumento pragmático?

1- Argumento Pragmático É aquele que se baseia em fatos, em que um é a causa do outro. Exemplo: – Se o senhor melhorar sua gestão de custos com nossa solução, poderá vender mais barato ou aumentar suas margens.

O que é um argumento de autoridade?

No argumento de autoridade, o auditório é levado a aceitar a validade da tese ou conclusão [C] defendida a respeito de certos dados [D], pela credibilidade atribuída à palavra de alguém publicamente considerado autoridade na área [J].

Qual é a diferença entre argumentação e demonstração?

A demonstração serve para levar alguém a uma conclusão necessária e universal. A argumentação, por outro lado serve para levar alguém a uma conclusão que apenas é preferível e razoável.

O que é argumentação na prática jurídica?

A argumentação jurídica é uma das mais importantes ferramentas de trabalho do advogado. A argumentação jurídica, portanto, é a capacidade de exteriorizar o conteúdo da lei e sua relação com o caso concreto, gerando uma interpretação jurídica que seja convincente.

Em que se baseia o argumento a Completudine?

Argumento a completudine É o argumento que usa a asserção de que no Direito não deve haver lacunas. Supõe- se que o ordenamento jurídico é completo. O juiz não pode deixar de apreciar e julgar um feito, ainda que a lei silencie.

O que é argumento da lei?

O argumento da lei natural afirma que, porque há leis naturais consistentes e previsíveis no universo, deve haver um legislador que estabeleceu essas leis. Esse legislador é assumido como sendo Deus.

O que é um argumento de oposição?

O argumento de oposição é procura contrapor um argumento oposto ao que já havia sido apresentado. Esta argumentação tem objetivo de percorrer um caminho que não se quer provar para mostrar que este é inconsistente e falho e, assim, apresentar que seu oposto é a melhor saída.

Como saber qual é o argumento de um texto?

A argumentação não trabalha com fatos claros e evidentes, mas sim investiga fatos que geram opiniões diversas, sempre em busca de encontrar fundamentos para localizar a opinião mais coerente. Não se pode, em uma argumentação, afirmar a verdade ou negar a verdade afirmada por outra pessoa.