Quais são as reservas extrativistas do Acre?

O Acre possui 164.123 km² em extensão territorial sendo que 16,74% (2.704.354 ha) da área são ocupadas por reservas extrativistas federais (RESEX) sendo elas: RESEX Riozinho da Liberdade, RESEX Alto Juruá, RESEX Alto Ta- rauacá, RESEX Chico Mendes e RESEX Cazumbá Iracema.

Quais são as maiores reservas extrativistas do Brasil?

Reserva Chico Mendes
A Reserva Chico Mendes foi criada em 1990 para colocar em prática o sonho do líder seringueiro. Grande parte da área fica entre os municípios de Xapuri e Brasileia. É a maior reserva extrativista do país – quase um milhão de hectares – e abriga cerca de duas mil famílias.

Quais são as reservas extrativistas no Brasil?

São exemplos de RESEX a SerraReserva Extrativista Chico Mendes, a Reserva Extrativista Rio Xingu e a Reserva Extrativista Acaú-Goiana.

Qual foi o objetivo da criação das reservas extrativistas?

A ideia de Reserva Extrativista surgiu em 1985 durante o 1o. Encontro Nacional dos Seringueiros como uma proposta para assegurar a permanência dos seringueiros em suas colocações ameaçadas pela expansão de grandes pastagens, pela especulação fundiária e pelo desmatamento.

Como é chamada a reserva extrativista resex na Amazônia hoje?

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Reserva Extrativista Chico Mendes.

Como vivem as populações que trabalham na área da reserva de Chico Mendes?

Em boa parte da reserva, o extrativismo ainda é a principal fonte de renda das famílias. Na cidade de Xapuri, os moradores ainda guardam a memória de Chico Mendes e sua luta em defesa da floresta. Um museu preserva sua história. A casa onde ele morava é ponto turístico e um museu preserva a sua história.

Quais os estados do Brasil que possuem reservas extrativistas de recursos naturais?

Índice

  • 1.1 Acre.
  • 1.2 Amapá
  • 1.3 Amazonas.
  • 1.4 Pará
  • 1.5 Rondônia.
  • 1.6 Tocantins.

Quais são os trabalhos realizados em uma Resex no Brasil?

As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais.

Quais são os produtos extraídos da Reserva Chico Mendes?

Na Reserva Extrativista do Rio Xingu, no Pará, a população tradicional atua na coleta da castanha-do-brasil, popularmente conhecida como castanha-do-pará, bem como na produção das farinhas de coco babaçu e de mandioca, além do óleo de babaçu e extração sustentável da borracha.

Quais produtos são extraidos da Reserva Chico Mendes?

A Reserva Extrativista Chico Mendes foi criada em 1990 e foi pioneira no conceito de unidade de conservação de uso sustentável, onde as populações tradicionais têm a permissão de, não apenas morar dentro da Resex, mas também realizar o extrativismo de bens naturais, como a castanha, a borracha e o açaí.

Qual a função das reservas extrativistas?

Resumo: As Reservas Extrativistas (RESEX) são áreas de domínio público, com uso concedido às populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e têm como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura …

Qual o objetivo da reserva?

A Reserva Biológica (REBIO) é uma área natural instituída pelo poder público com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente (biota) e demais atributos naturais, onde não é permitida interferência humana direta ou modificações ambientais.