O que é morfologia da raiz?

As raízes são órgãos vegetativos, geralmente subterrâneos, responsáveis pela fixação mecânica dos vegetais ao substrato. Uma raiz é Adventícia quando se origina de outras estruturas que não da radícula ou da raiz primária; pode ser a partir do hipocótilo, do colo, de caules ou de ramos. …

Qual é a morfologia externa da raiz?

As raízes, primárias e laterais, adventícias ou não, têm as mesmas características e a mesma conformação geral, e nelas podemos observar as mesmas regiões a partir de sua extremidade livre (fig. 1), ou seja: coifa, zona lisa ou de crescimento, zona pilífera, zona suberosa ou de ramificação.

Qual é a morfologia do caule?

O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.

Qual é o padrão anatômico das raízes das Eudicotiledôneas?

As Eudicotiledôneas: O grupo das eudicotiledôneas possui plantas cujas sementes contêm dois cotilédones desenvolvidos para a nutrição do embrião. Porém a raiz destas plantas são chamadas de axial, ou pivotante, onde é possível identificar uma raiz principal.

O Que é a morfologia das folhas?

Morfologia Externa Região laminar da folha onde estão presentes as nervuras, estômatos, etc. Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação; Bainha: Encontrada geralmente nas monocotiledôneas. É uma expansão da folha que se liga ao caule podendo até recobrir o pecíolo.

O que é uma raiz adventícia?

Denominam-se raízes adventícias todas aquelas que, secundariamente, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal, independentemente da raiz primária do embrião.

O Que é a morfologia externa?

Morfologia externa – estuda as partes externas dos organismos. Pesquisa acadêmica e ensino, em universidades públicas e privadas. Pesquisa em instituições e laboratórios públicos e privados.

Quanto à forma como as raízes podem ser classificados?

São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.

  1. Raiz Axial ou Pivotante.
  2. Raiz Ramificada.
  3. Raiz Fasciculada.
  4. Raiz Tuberosa.
  5. Raiz Estranguladora.
  6. Raiz Grampiforme ou Aderente.

Quais as características internas do caule?

As duas principais funções do caule são suporte e condução. Os tecidos que compõem a estrutura primária do caule são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.

Qual é o padrão anatômico das raízes das monocotiledôneas?

O sistema radicular admite dois tipos principais de classificação: – Pivotante ou axial, característico das dicotiledôneas; – Fasciculada ou cabeleira, característico das monocotiledôneas. – Respiratórias (raízes respiratórias ou pneumatóforos);

Que tipo de raízes existem nas monocotiledôneas e nas dicotiledôneas?

As raízes fasciculadas ocorrem nas monocotiledôneas. As raízes pivotantes ocorrem nas dicotiledôneas. Raiz fasciculada e pivotante, respectivamente. Em geral, nas angiospermas verificam-se dois tipos básicos de folhas: paralelinérvea e reticulada.

O Que é a morfologia das plantas?

A morfologia vegetal estuda as formas e estruturas das plantas e as classifica conforme as suas especificidades. O curso de Morfologia Vegetal apresenta conhecimentos sobre as características gerais das flores, folhas, frutos, caules e raízes.

Qual a morfologia da raiz?

Morfologia da Raiz – Introdução. A raiz é a primeira estrutura a emergir da semente em germinação, o que vai possibilitar a fixação da plântula no solo e absorver água. Ela apresenta, em geral, geotropismo positivo. As funções da raiz são de fixação do organismo ao solo, e absorção de nutrientes e água, necessários a sua sobrevivência.

Qual a diferença entre raiz tuberosa e caule tuberoso?

Obs.: raiz tuberosa e caule tuberoso são coisas diferentes: a planta com raiz tuberosa possui o caule e as folhas fora do solo, ex: mandioca. Os caules tuberosos são aqueles que possuem o caule e a raiz debaixo da superfície do solo. Algumas raízes são comestíveis, como a cenoura, o nabo o rabanete a mandioca e a beterraba.

Quais são as características das raízes terrestres?

As mais importantes e características são as terrestres. Muitas vezes falta às raízes aquáticas e aéreas (figueira) a função da fixação. São neste caso, apenas órgãos de absorção e armazenamento (sob forma de amida como substância de reserva, como por exemplo, a cenoura).

Qual a parte externa da raiz?

Em relação a parte externa da raiz, podemos observar as seguintes partes: coifa, zona lisa, zona pilífera, zona suberosa e coleto. (Figura 1) Figura 1. Partes da Raiz