O que é literatura de cordel exemplos?

Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal. Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos.

Quais as poéticas de uma literatura de cordel?

Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.

O que é o gênero cordel?

A literatura de cordel ou cordel é um gênero textual literário, que apresenta rimas e narrativas de histórias da tradição oral do nordeste brasileiro, grande parte, possui xilogravuras e tem finalidade comercial. O cordel é, também, um gênero acessível, o que o torna essencial na manutenção do hábito de leitura.

Como surgiu o cordel nordestino?

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

O que é literatura de cordel e qual a sua origem?

A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.

Como se faz um Cordel e quais os tipos de poética na literatura de cordel?

Como se faz um cordel e quais os tipos de poética na literatura de cordel?

  1. Quadra – estrofes contendo 4 versos.
  2. Sextilha – estrofe contendo 6 versos.
  3. Septilha – estrofe contendo 7 versos.
  4. Oitava – estrofe contendo 8 versos.

Quais são os principais temas da literatura de cordel?

Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.

O que é o gênero textual poema?

O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica. O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários.

Quais são as características da literatura de cordel?

Características da Literatura de Cordel

  • Linguagem coloquial: forte presença de oralidade e regionalismos na fala e escrita.
  • Elementos da cultura brasileira, principalmente nordestina: costumes, tradições e folclores.
  • Escrita em versos com métrica e rimas (conferem musicalidade aos versos, herança das trovas medievais)

Qual é a origem da literatura de cordel?

Como foi o desenvolvimento do cordel no Brasil?

No Brasil, o cordel popularizou-se por volta do século XVIII, quando também ficou conhecida como poesia popular, já que aqui a técnica advinda de Portugal ganhou novas temáticas regionais, divulgando histórias de uma maneira simples, possibilitando que a população compreendesse com facilidade.